quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Tendências em negócios de saúde e bem-estar

Tecnologias vão contribuir para a geração de novas oportunidades de negócios

Redação
Radar do Futuro


O mercado de produtos e serviços de saúde e bem-estar é um dos mais promissores e atraentes. A busca por qualidade de vida influenciou novos comportamentos dos consumidores e inspirou novos modelos de negócios.

O aumento da expectativa de vida, o incentivo ao esporte e a adoção de hábitos alimentares saudáveis contribuíram para o aumento da demanda de produtos e serviços de saúde e bem-estar.

Os negócios de saúde foram favorecidos com o avanço de novas tecnologias na medicina e o desenvolvimento de medicamentos com preços acessíveis. A profissionalização do setor e a personalização de serviços de bem-estar resultaram na oferta de diversas modalidades de atividades inovadoras e inclusivas, proporcionando novas experiências aos clientes.

Os negócios relacionados a saúde e bem-estar agrupam atividades dos setores de Agronegócios, Indústria, Comércio e Serviços. Juntos, eles movimentam um mercado que não para de crescer.

Quem se sente atraído pelo segmento e pretende empreender deve conhecer algumas características básicas do negócio. Esse ramo pode apresentar boa rentabilidade, mas exige investimento para capital inicial e oferece retorno em longo prazo. Além disso, o ponto e o cálculo de preço dos serviços são determinantes para o sucesso do negócio.

Para conquistar cada vez mais clientes, o empreendedor deve diversificar os serviços prestados, optando por atividades que estão em alta no mercado. Entre elas podemos destacar o Crossfit, a Ioga e atividades voltadas para a terceira idade. A tecnologia também pode ser utilizada a favor da saúde e dos negócios: os aplicativos que controlam os hábitos saudáveis são a grande aposta do mercado.

Nesse contexto, é preciso contar com uma equipe especializada, pois esse pode ser um fator de sucesso do negócio. E também, ficar atento às mudanças do mercado, tendo em mente que é necessário se adaptar às mudanças da economia e inovar o negócio constantemente. Seguindo a tendência, o compartilhamento de produtos e serviços é a nova aposta promissora do mercado de saúde e bem-estar.


Tendências e ideias

Coaching de Saúde - Treinamento personalizado para adoção de um novo estilo de vida.
Espaços de Bem-Estar - Projetos arquitetônicos de ambientes planejados com materiais leves e naturais que proporcionem o conforto e o equilíbrio mental.
Saúde Calibrada - Análise do DNA para identificação de riscos de doenças e recomendação de tratamentos individualizados.
Autorrealização Virtual - Atividades esportivas com simulações de realidades virtuais que proporcionam uma experiência divertida, prazerosa e desafiadora aos praticantes.
Indicadores de Impacto - Tecnologia de feedback instantâneo de saúde para motivação e melhoria da performance.
Diagnóstico Distribuído - Formas estratégicas e inovadoras de aproximação dos clientes para acesso a serviços de saúde.
Aperfeiçoamento Pós-demográfico - Abrangência de comportamentos além do gênero, renda, idade e localização para prospecção de clientes interessados em saúde e bem-estar.
A qualidade do serviço prestado nesse tipo de negócio está diretamente ligada ao nível de qualificação dos profissionais envolvidos para incentivo à saúde e promoção do bem-estar.
Contar com uma equipe especializada é um fator de comprometimento com o cliente e de sucesso do negócio.


Dicas de Sucesso
Acompanhe as novidades do mercado
Diversifique as atividades para fidelizar mais clientes
Invista em tratamentos para públicos diferenciados como o masculino e a terceira idade
Aposte no design de ambientes do negócio como diferencial
Pratique preços competitivos
Ofereça horários especiais de atendimento ou serviço de busca e entrega em domicílio
Fique atento e cumpra todas as normas de fiscalização sanitária

Fonte:
Cristiane Bottaro Costa Terra, Sebrae







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários