terça-feira, 7 de abril de 2015

Dez tecnologias implantáveis avançadas que poderão estar em seu corpo brevemente

Em velocidade muito maior do que imagina a nossa vã dificuldade de enxergar o futuro, as tecnologias vestíveis - wearables, segundo o jargão predominante - deixarão de ser uma possibilidade para se converter em uma realidade. Não só fora, mas também dentro dos corpos, como inovações implantáveis, uma nova fronteira prestes a ser superada.



As condições estão à sua frente. diz o levantamento realizado pelo site WT Vox, sobre as dez melhores tecnologias implantáveis em desenvolvimento em empresas de tecnologia pelo mundo afora e que, em breve, estarão em nossas vidas - ou corpos.

1. Smartphones implantáveis


Praticamente ligados aos nossos aparelhos 24 horas por dia, nos sete dias da semana, por que não estar fisicamente conectados de uma vez? Isso já está acontecendo. Em 2013, por exemplo, o artista Anthony Antonellis tinha um chip RFID embutido em seu braço que pode armazenar e transferir a produção artística para seu aparelho portátil.

Pesquisadores estão experimentando sensores embutidos que transformam ossos humanos em alto-falantes vivos. Outros cientistas estão trabalhando em implantes oculares que permitem uma imagem ser capturada com um piscar de olhos e transmitido para o armazenamento local (como o chip RFID transmitidas por braço).

Mas o que toma o lugar da tela se o telefone estiver dentro de você? Tecnólogos na Autodesk estão experimentando um sistema que pode exibir imagens através da pele artificial. Ou as imagens podem aparecer em seus implantes oculares.

2. Chips de Cura

Agora, os pacientes estão usando-implantes cibernéticos diretamente ligados a aplicativos de smartphones, com o objetivo de monitorar e tratar doenças em tempo real. Um novo pâncreas biônico está sendo testado na Universidade de Boston dos Estados Unidos, por exemplo. Ele tem um sensor minúsculo em uma agulha implantável que se conecta diretamente com um aplicativo de smartphone para controlar os níveis de açúcar no sangue para diabéticos.

Cientistas em Londres estão desenvolvendo circuitos do tamanho de cápsulas deglutiveis, que monitoram níveis de gordura em pacientes obesos e geram materiais genéticos que cria sensação de grande saciedade. O paciente se sente "cheio". A tecnologia tem potencial como uma alternativa à cirurgia corrente ou outras formas invasivas para tratar a obesidade. Dezenas de outros problemas médicos de sopros cardíacos a ansiedade têm, em desenvolvimento, iniciativas que combinam implantes e aparelhos de telefonia celular.

3. Pílulas cibernéticos que converse com seu médico

Sistemas implantáveis não vão se comunicar apenas com o seu smartphone. Os recursos vão ter "conversas", como um "chat", também  com o seu médico. Em um projeto chamado Proteus, uma equipe de pesquisa britânica está desenvolvendo ciber-pílulas com microprocessadores em que eles podem enviar mensagens em formato de textos para osmédicos, diretamente de dentro do corpo. As pílulas podem compartilhar (literalmente) informações para ajudar os médicos a saber se o paciente está tomando sua medicação corretamente e se está tendo o efeito desejado.

4. Controle de natalidade implantável - Bill Gates

A Fundação Gates está a apoiando um projeto do MIT para criar um sistema de controle anti-concepcional implantável, controlado por um controle remoto externo. O minúsculo chip gera pequenas quantidades de hormônio contraceptivo de dentro do corpo da mulher para até 16 anos. Implantação não é mais invasivo do que uma tatuagem. "A capacidade de ligar o dispositivo fora do corpo fornece um determinado fator de conveniência para aqueles que estão planejando sua família", diz o médico Robert Farra, do MIT.

5. Tatuagens inteligentes

Tatuagens podem ganhar uma função adicional, além do caráter estético. Aplicações digitais inteligentes também podem realizar tarefas úteis como desbloquear o seu carro ou introduzir códigos de telefonia móvel com um ponto de dedo. Pesquisadores da Universidade de Illinois criam atualmente uma malha de pele de fibras implantáveis mais finas do que um fio de cabelo humano que pode monitorar o funcionamento interno do seu corpo a partir da superfície.

Uma empresa chamada "Dangerous Things" - coisas perigosas - desenvolve um chip NFC que pode ser incorporado em um dedo através de um processo de tatuagem, permitindo que o usuário desbloqueie coisas ou insira códigos simplesmente apontando o dedo. Um grupo de pesquisa Texas desenvolveu micro-partículas que podem ser injetadas apenas sob o pele, como tinta de tatuagem, e pode acompanhar os processos do corpo.

6. Interface Cérebro-Computador

A interação direta entre o cérebro humano e  computadores é o sonho da ficção científica. Pode ser um pesadelo, sem dúvida. Agora, uma equipe da Universidade Brown, chamada BrainGate, está na vanguarda do movimento do mundo real para conectar os cérebros humanos diretamente com os computadores para uma série de usos.

As pesquisas iniciais da equipa BrainGate mostraram que os sinais neurais podem ser 'descodificados' por um computador em tempo real e usado para operar dispositivos externos. " A fabricante de chips Intel prevê interfaces de relacionamento cérebro-computador em 2020. Dean Pomerleau, cientista da Intel, disse em um artigo recente que "eventualmente, as pessoas podem estar dispostas a ser mais conectadas com implantes cerebrais." Imagine ser capaz de navegar na Web com o poder de seus pensamentos.

7. Bio-Materiais

Um dos desafios para a tecnologia implantável é a obtenção de energia para dispositivos introduzidos dentro ou flutuando em corpos humanos. Você não pode ligá-los. Você não pode facilmente levá-los para fora para substituir a bateria. Uma equipe do Laboratório Draper em Cambridge, Massachusetts, está trabalhando em baterias biodegradáveis. Elas geram energia dentro do corpo, transferem sem fio, quando necessário, e depois simplesmente derretem. Outro projeto está olhando para a forma de usar a própria glicose do corpo para gerar energia para tecnologias implantáveis.

8. Pó inteligente

Talvez a mais surpreendente entre as inovações implantáveis ​​atuais é a poeira esperta: Matrizes de computadores completos com antenas, cada uma muito menores do que um grão de areia, que podem se organizar dentro do corpo em redes necessárias para alimentar toda uma série de processos internos complexos. Imaginem estes enxames de nanodispositivos, chamados "motes", antecipando ataques a câncer potencial ou trazendo alívio da dor de uma ferida ou mesmo armazenando informações pessoais críticas de uma forma que é profundamente criptografado e difícil de cortar. Com poeira inteligente, os médicos serão capazes de agir dentro do seu corpo sem abrir-lo, e as informações podem ser armazenadas dentro de você, profundamente criptografado.

9. Identificação auto-verificada

Esta tecnologia poderia ser usada para identificação de cada ser humano, por exemplo. Os militares dos EUA tem programas sérios em andamento para equipar os soldados com chips RFID implantados. Assim o controle das tropas se torna automática e no mundo. Muitos críticos sociais acreditam que a expansão deste tipo de ID é inevitável. Alguns o vêem como um positivo: melhor combate ao crime, eleições seguras universais, uma revolução positiva na informação médica e resposta, e nunca uma criança perdida novamente. Outros vêem a sociedade orwelliana perfeita: um Big Brother, que, sabendo de tudo e que vê tudo, pode controlar tudo.

10. Órgãos implantáveis ​​3D inteligentes

A idéia por trás da engenharia de tecidos é que você tome plásticos, adicionar células a ele, e se você usar o tipo certo de plásticos, a estrutura certa e adicione a mídia certa para a mistura, então você tem a capacidade de fazer a pele, osso, ou qualquer tecido ou órgão do corpo. Houve progressos significativos neste campo, diz Robert Langer, professor em engenharia biomédica no Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Segundo ele, já é possível fazer a pele para pacientes com queimaduras ou úlceras na pele, e outros como córneas e fígado estão em testes. Mais cedo do que esperávamos a humanidade será capaz de fazer isso para todos os tecidos.

Com informações do site WT Vox

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários